Caso Clínico #7
Parceria com:
Colaboradores
Rodrigo Notoya Menoli, Discente do 5º Semestre de Medicina UniCesumar
Vinicius Paes Gasparin, Discente do 5º Semestre de Medicina UniCesumar
Gustavo Sartori Cossa, Discente do 6º Semestre de Medicina UniCesumar
Liga Acadêmica de Neurologia de Maringá - LANU
M.F., feminino, 28 anos, nega tabagismo e etilismo. Apresenta-se com cefaleia de caráter que define como “coração batendo na cabeça”, unilateral. A dor parece ir “crescendo” por algumas horas. Relata que percebe essa dor associada a uma visão turva em ambos os olhos com pequenos pontos brilhantes que aparecem e desaparecem, que melhoram após a crise. Quando a dor está muito forte chega a ter náuseas, não chega a vomitar e não consegue ir trabalhar. Suas crises geralmente possuem a duração de até 2 dias.
A princípio, para tratar usa Dipirona Sódica 500mg/ml 50 gotas de 6/6h com pouco alívio. Relata que ao dormir a dor fica melhor, apesar de perceber pouca diferença da dor ao ficar de pé ou deitada. Nega mudança no padrão da dor ao movimentar a cabeça, deitar-se. Já teve diversos episódios parecidos, acha que aproximadamente desde seus 18, 20 anos. Acredita que a dor não tem hora para surgir, já teve crises no início da manhã depois que acordou e no fim da tarde também. Relata que percebe que a dor piora muito ao ficar em locais claros e percebe um certo alívio em locais escuros
Exame físico:
-
A paciente apresenta exame físico dos Sistemas Respiratório, Cardiovascular e Digestório sem alterações
-
PA: 120x80mmHg; FC: 60bpm; FR: 16 irpm; SatO2: 98%
-
Peso: 55 kg; Estatura: 158 cm; IMC: 22
-
Exame neurológico foi considerado normal, inclusive na testagem de força muscular de bíceps, tríceps, extensores do punho, interósseos, iliopsoas, isquiotibiais, dorsiflexão do pé.