Como higienizar a máscara de tecido.
- Vinicius P. Gasparin
- 8 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Com a pandemia de COVID, o uso de máscaras tornou-se indispensável e obrigatório. O aumento espontâneo dessa procura fez com que as máscaras ficassem em falta, tanto que até a N95 começou a ficar difícil de achar.
Para evitar isso, é recomendado que a população em geral use máscaras de tecido, reservando as hospitalares e N95 para os profissionais de saúde. Sendo assim, é preciso se atentar a algumas recomendações do Ministério da Saúde para esse tipo de máscara, como:
A máscara é individual;
É preciso ter, pelo menos, duas camadas de pano, como algodão, tricoline ou TNT;
É preciso que a máscara cubra totalmente a boca, nariz e ficar bem ajustada ao rosto.
Além disso, os cuidados de higiene precisam ser seguidos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) recomendam alguns pontos para a limpeza eficiente das máscaras de tecido.
Como lavar:
A máscara deve ser lavada após cada uso e separadamente de outras roupas;
Recomenda-se a lavagem com água corrente e sabão neutro;
Evitar o uso de produtos que contenham substâncias tóxicas inaláveis e que possam danificar o tecido da máscara;
Recomenda-se, também, não usar amaciante.
OBS: Uma dica de solução é 2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água depois da lavagem com água e sabão (20 a 30 min de molho).
Como secar:
Há diferentes modos para secar a máscara de tecido. Lembrando que, após a higienização, não se deve torcer a máscara, isso pode danificá-la. Portanto para secá-la de forma correta e segura, deve-se usar secadora de roupas ou ferro de passar roupa (com cuidado para não queimar o tecido);
Caso prefira secá-la ao ar livre, deve-se atentar aos seguintes pontos:
A máscara deve ser colocada dentro de uma embalagem de tecido que precisa ter passado pelo mesmo processo de lavagem e desinfecção que o acessório;
A embalagem com a mascara deve ficar exposta diretamente à luz solar;
A embalagem com a máscara deve ficar protegida de fatores externos (intempéries, resíduos, trânsito de pessoas ou animais, etc).
Importante lembrar: Quando chegar em casa, procure tirar e coloca-la para higienizar. Além disso, mesmo após a lavagem, não pode ser utilizada por outras pessoas.
Sugestão de leitura: Em seu instagram, a professora da Unicesumar e médica Dra. Carina Bertoldi Franco tem publicado dicas sobre o uso de mascara e como realizar a higienização das mesmas. Acesse: https://www.instagram.com/p/CCJCM9SAwjE/
Outra sugestão é o vídeo que alunos da Unicesumar produziram sobre máscaras caseiras. Acesse: https://www.instagram.com/p/CCI7-l-FezM/
Referências:
Autor: Luciano André dos Santos Poliseli - 2º ano (T12) e Vinícius P. Gasparin (3º ano)
Comments