top of page

Fiocruz anuncia acordo para produção de vacina contra Covid-19 no Brasil!

Através de iniciativa do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou no dia 27 de junho a participação no acordo com a empresa biofarmacêutica AstraZeneca para acesso a potencial vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford. O acordo é dividido em duas fases:


1ª Fase: O Brasil assume os riscos da pesquisa adquirindo o direito à tecnologia de formulação antes do termino dos ensaios clínicos. Sendo assim, serão produzidos 30,4 milhões de doses antes da conclusão dos dados. Logo, 15,2 milhões de doses são prevista para dezembro de 2020 e 15,2 milhões de doses são para janeiro de 2021 (previsões do Ministério da Saúde).


2ª Fase: Ao término dos ensaios clínicos e com a eficácia comprovada, haverá a produção de mais 70 milhões de doses, ao preço de custo de 2,30 dólares por dose. Mesmo após a produção, ainda serão necessárias etapas de registro e validação, antes da distribuição.


Segundo a Fiocruz, o acordo é benéfico pois, caso não seja eficaz, terão as novas plataformas tecnológicas para o desenvolvimento e aprimoramento de novas vacinas e, caso seja eficaz, conseguirão produzir 40 milhões de dose mensais sem prejudicar a produção de outras linhas de vacinas, colocando o Brasil como responsável pelo fornecimento na America Latina. A Fundação é responsável por boa parte dos estudos e desenvolvimento de vacinas do país, além de possuir duas linhas de projetos em relação ao covid-19 (ver mais sobre no link disponibilizado).


Um pouco sobre a vacina: Está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e já se encontra na fase 3 dos ensaios clínicos, que é a última etapa de testes em seres humanos para determinar sua segurança e eficácia. A vacina conta com a tecnologia de vírus não replicante, que tem um adenovírus geneticamente modificado por inserção do gene que codifica a proteína S do vírus SARS-COV-2. O Brasil foi escolhido para os testes e apresenta dois mil participantes que foram recrutados em São Paulo, pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), e mais mil no Rio de Janeiro, pelo Instituto D'Or.



 

Autores: Geovana Bácaro de Moraes, 3 ano T10 e Vinícius P. Gasparin, 3º ano T9.

 



Comments


CAMN - Centro Acadêmico Miguel Nicolelis
Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação, Maringá - PR, 87050-900
camnunicesumar@gmail.com

- ORGULHO DE SER MEDCESU -

©2025 por CAMN l Medicina l UniCesumar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page