Médico é a profissão mais confiável para os brasileiros.
- Vinicius P. Gasparin
- 5 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
O DATAFOLHA, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizou uma pesquisa onde o objetivo era identificar a percepção dos brasileiros sobre a confiança e credibilidade em profissionais de diferentes categorias e instituições. Nela, foram contidas opiniões de 2.089 entrevistados de idade igual ou superior a 16 anos.
Com isso, foi revelado que a profissão médica lidera o grau de confiabilidade da população, com 26% dos votos (a margem de erro dos dados são de dois pontos percentuais), sendo seguida por professores (24%) e bombeiros (15%).
Em relação às instituições e atividades, o primeiro abriga tanto a área escolar, quanto a área de medicina; sendo seguida, na terceira posição, pelo corpo de bombeiros, seguindo a mesma tendência das profissões de maior credibilidade e confiança.
A pesquisa foi além, identificando também a opinião dos entrevistados acerca da qualidade do trabalho médico: para 94% da população são perceptíveis os problemas que interferem na qualidade do trabalho. Dentre eles, os mais comuns foram as condições precárias de trabalho ao qual os médicos são submetidos, corrupção na saúde pública e a má gestão da saúde pública.
Os entrevistados também elencaram ações que o governo deveria tomar para melhorar a saúde no país, sendo as principais: a diminuição da corrupção, o aumento do número de profissionais da área e o aumento de número de leitos disponíveis para internamento.
Em uma entrevista publicada no portal do CFM, o presidente do Conselho, Carlos Vital, ressaltou que a população “reconhece o mérito na rotina da prática médica, visualiza a perícia, a diligência, a prudência, a humildade e a compaixão nos esforços profissionais dispendidos”. E ainda comenta “apesar dos aviltamentos, das difamações da categoria médica e das deserções dos postulados morais por parte de poucos médicos, a população ainda preserva a outorga de crédito à imensa maioria da classe”, comemorando os resultados.
Pesquisa completa: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/apresentacaodatafolha2016.pdf
Referência utilizada:
Autor: Luciano André dos Santos Poliseli (T12)
Revisora: Marina Mongruel Mazurek (T9)
Kommentare